Notícias

Notícias

segunda-feira, setembro 09, 2013

O ritual da laranja - Victor Chaves!!!


O ritual da laranja (Victor Chaves) 

Era um tempo em que o vô nos chamava ao quintal. Estávamos lá. Leo, eu e os pés de laranja campista, dos quais o vô arrancava as frutas, quase a cair, de tão maduras. Tirava do bolso um velho canivete e começava a descascá-las. Fazia-o bem devagar e uniformemente. Torcíamos para que a casca saísse inteira, em sua forma espiralada, no giro contra o corte lameloso. Gostávamos de rodá-la no ar, enquanto contávamos cada volta, aos gritos, para ver em que número se romperia. Despida a laranja, o vô fazia um corte fundo, em forma de cone. Saía uma tampinha, ansiosamente esperada. Em seguida, fazia outro furo, seguido de um percurso cortante de 360 graus. O suco vinha à tona, e a laranja, sob nossos olhos atentos e brilhantes, saía, toda a respingar, das mãos do vô para as nossas. Dia desses, deparei-me com um pé de laranja carregado. Deixei o celular no carro e ative-me a escolher uma das frutas. Chamei o sobrinho, de sete anos, e lhe expliquei os passos do ritual da laranja. Ele, entusiasmado, esqueceu-se dos joguinhos virtuais. Eu, emocionado, pensei: o momento faz o sabor e o sabor, traz de volta o momento. Lembrei-me do vô.


FONTE: Instagram @vcoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário