Notícias

Notícias

quarta-feira, abril 18, 2012

Em entrevista ao Terra Victor & Leo - "Já contestamos o porquê de estarmos juntos, diz Victor"!

Em entrevista ao Terra, a dupla, que gravou recentemente o DVD ao vivo em Florianópolis, falou sobre o novo trabalho
Foto: Milene Cardoso e Amauri Nehn/AgNews

Victor & Leo vivem um ótimo momento na carreira. Depois de lançarem o CD Amor de Alma, em 2011, a dupla gravou no mês passado o DVD Ao Vivo em Floripa, além de vencerem, pela terceira vez, os Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, na categoria Melhor Grupo, Banda ou Dupla.

Em entrevista ao Terra, os irmãos falaram deste novo trabalho, de suas influências e da relação entre eles. Perguntado se um se imagina longe do outro, Victor admitiu que a dupla já se questionou sobre uma possível separação: "já tivemos crises de contestar o porquê de estarmos juntos. Foram várias conversas no decorrer da carreira...Eu me sinto agradecido. Eu tenho o sentimento de gratidão por ele existir quando estou no palco...".

Terra - Vocês gravaram recentemente o DVD Ao Vivo em Floripa. Por que escolherem aquela cidade?
Victor - Nós já tínhamos essa vontade fazia tempo, não só se tratando de Floripa, porque dispensa comentários, mas também pelo estado e pela região. Sempre nos demos muito bem com o Sul e mantemos um carinho especial pela cultura sulista. Decidimos que arranjaríamos alguma forma para gravarmos e registrarmos um show ao vivo em formato de DVD.


Terra - Vocês lançaram em 2011 o álbum Amor de Alma que traz influências de suas origens. Falem sobre este trabalho e suas inspirações para compô-lo?
Leo - Em quase todos os discos, nós fizemos alguma regravação, com exceção do álbum Borboletas que foi 100% autoral. Desde Ao Vivo em Uberlândia, em todos os outros trabalhos, a gente teve alguma regravação. Por termos cantado muito em bares, durante 15 anos, a gente tem muitas músicas que marcaram nossas vidas, nossas carreiras, que fizeram parte da nossa história e que a gente tem uma relação de amor com a canção. Todas as músicas que nós regravamos tem essa história, inclusive Sexy Yemanjá, que a gente cantou em bar durante muito tempo, em 92 e 93, porque foi o tema de uma novela (Mulheres de Areia) quando a gente estava começando a cantar. Um dia, no estúdio, o Victor tava dedilhando ela no violão, enquanto fazíamos os arranjos e produzíamos um CD e tivemos a ideia: por que não regravar? 
A geração mais nova não conhece, Pepeu Gomes e Tavinho são grandes compositores, a gente adora a música, vamos fazer. Só que nós sempre fazíamos uma releitura. A gente gosta de colocar nossa digital, de diferenciar, fazer o trabalho com originalidade, independente de ser nosso ou de outras pessoas. 
Isso aconteceu também com Fuscão Preto, que lembra muito nossa infância, e O Doutor e a Empregada, um clássico que ficou conhecido com o Trio Parada Dura. E aí foi quando o Victor teve a ideia de fazer, no pout pourri, um medley com a junção dessas duas músicas.


Victor - Das 12 faixas, três são regravações: Sexy Yemanjá, esse medley que o Leo citou e o terceiro foi um medley de duas guaranias: Passe Livre, que Teodoro e Sampaio gravaram e a gente ouvia isso muito, e Se Eu Não Puder Te Esquecer, do Moacir Franco, que também se tornou famosa na voz de João Mineiro e Marciano. As regravações - assim como as composições - não partem de um princípio mercadológico, partem de um princípio de emoção, história e identificação com a música. Todas elas representam fases e gravamos mesmo que elas já tenham sido gravadas muitas vezes, como a Telefone Mudo, do disco Ao Vivo em Uberlândia, porque elas ficam do nosso jeito.


Terra - Neste novo trabalho as músicas são mais dançantes, diferentemente dos outros álbuns da dupla que contém canções mais românticas. Por que esta mudança?
Victor - Eu tenho a sensação que ele ficou mais pra cima, sim. Mas isso foi muito natural, não foi pensado. A gente vai pro estúdio e sai impresso aquilo que estamos vivendo agora. No CD anterior, por exemplo, Boa Sorte pra Você foi um disco mais bucólico, mais lento, pra ouvir numa viagem, era o momento que a gente tava vivendo. E o mercado não pedia isso. Aí tiramos férias, paramos pra descansar e aí ficou um CD com mais gás, mais vontade e automaticamente mais pra cima. Quando você produz e arranja seu próprio trabalho, vai sair a verdade que está dentro de você.


Terra - O gênero sertanejo se banalizou com o surgimento de novas duplas que se classificam como "sertanejo universitário"? Vocês acreditam que o verdadeiro significado do gênero não está mais sendo explorado?
Leo - Seria natural que o estilo mudasse com o tempo, assim como outro qualquer. O pop, MPB, axé, samba, rock, forró e todos os outros são feitos hoje de forma diferente do que se fazia há anos atrás, acompanhando as tendências naturais da música brasileira. A música hoje é feita de forma mais universal, e isso é muito positivo. Esse é o grande passo que deve ser reconhecido e comemorado, porque ele derruba algo que não merece espaço em lugar nenhum, principalmente na arte: o preconceito!


Victor - Todo mundo fica levantando uma polêmica de que o que se faz hoje não é mais sertanejo, que perdeu a essência, eu vejo isso com muita naturalidade. Qual música é igual a que se fazia anos atrás? É natural que os estilos evoluam, que as músicas mudem com o tempo, que mudem as tendências, os arranjos...A evolução musical, seja em que estilo for, é sempre um ganho para a cultura de um país. Sempre haverá o surgimento de novos artistas. O fundamental é que entre os novos, haja ousadia e criatividade mais e mais, e não a imitação gananciosa. Vejo a renovação como algo fundamental para a evolução.


Terra - Além do sertanejo, o que Victor & Leo escutam?
Leo - Escutamos de tudo, somos bem ecléticos. A música sertaneja de raiz está sempre presente. Música regional, pop, música popular no geral. Curtimos muita coisa internacional também.


Terra - Musicalmente, os irmãos se imaginam um longe do outro?
Victor - Já tivemos crises de contestar o porquê de estarmos juntos. Foram várias conversas no decorrer da carreira. Não podemos elevar a condição de irmão a uma obrigação profissional. A gente só canta junto porque quer. Depois que a gente incorporou esse pensamento, ficou mais confortável. Eu me sinto agradecido. Eu tenho o sentimento de gratidão por ele existir quando estou no palco. Vamos supor que aconteça um acidente e um dos dois morram. Não sei se vou continuar a cantar. Talvez pare mesmo.


FONTE: MÚSICA TERRA/ POR GISELE ALQUAS.

Vídeo: Victor & Leo no Acústico da 99FM - Goiânia/GO 22/03/12 ( Show Completo)!


FONTE:YOUTUBE/  liihdelgado - indicação Maria Helena.obrigada flor querida!

Novo Show na Agenda do Site Oficial Victor & Leo - Prata/MG dia 19/05/12!


FONTE: SITE OFICIAL VICTOR & LEO.

"Victor & Leo fazem apresentação especial no Aniversário de Itanhaém/SP e concedem entrevista exclusiva"!

Dupla fez questão de exaltar o fato de se apresentar na festa dos 480 anos de Itanhaém, comemorados no dia 22 de abril!
Principal atração musical do aniversário dos 480 anos de fundação de Itanhaém, Victor e Leo prometem fazer da noite do dia 22 de abril a mais especial de suas carreiras. E essa rotina de shows pelo País só tem aumentado ainda mais a popularidade da dupla, que também atua em outros setores da música. O show dos 480 anos de Itanhaém acontecerá na arena do 8º Itanhaém Rodeo Festival.

Além de compor e cantar suas próprias canções e de outros artistas, os dois atuam na produção e arranjos de suas gravações. Em 2011, Victor figurou entre os artistas que mais arrecadaram com direito autoral no País, ficando na frente do Rei Roberto Carlos e somente atrás do sertanejo Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba).

A dupla Victor e Leo representa a continuidade renovada da música sertaneja, com um inconfundível estilo que mescla folk, pop, romantismo e sertanejo de raiz. Seus nomes pessoais são respectivamente Vitor Chaves Zapalá Pimentel (nascido em 15/04/1975) e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel (nascido em 04/10/1976).

Na infância, passada em Abre Campo, Estado de Minas Gerais, ouviam canções do regional sertanejo na radiola do avô, Tonico Chaves, tendo esse sido seu primeiro contato com a música, principalmente nas vozes de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Almir Sater.

Na adolescência, outras influências nacionais e internacionais surgiriam enquanto ouviam James Taylor, Neil Young, Alceu Valença, Zé Ramalho, Eric Clapton, Dire Straits, entre outros.

Iniciaram oficialmente a carreira em 1992, na cidade de Abre Campo. Em 1994, mudaram-se para Belo Horizonte, onde permaneceram cantando na noite por sete anos. Neste período, estudaram canto por cinco anos. Em 2001, mudaram-se para São Paulo, onde cantaram na noite por mais seis anos e meio. Em meados de 2006, surgia de pessoa a pessoa, sem gravadora, o reconhecimento nacional. Sempre com muita simplicidade e perseverança, duas qualidades bem marcantes na personalidade da dupla.

Há cinco anos, o nome Victor e Leo ocupa inúmeras primeiras posições em sites de busca de letras pela internet e rádios de todo o Brasil. Sempre reconhecidos por sua forma diferente e única de fazer música e pelo carinho com que tratam as pessoas, Victor e Leo são artistas que, em uma só dupla, reúnem talento para compor, produzir, arranjar, dirigir, tocar, interpretar, e usar tudo isso para transmitir amor e espiritualidade para o público por meio de sua arte.

Recentemente, a dupla gravou material para um DVD ao vivo em Santa Catarina, no aniversário de Florianópolis. E agora vem até Itanhaém para mostrar a turnê de seu mais recente disco, Amor de Alma. “Estamos orgulhosos de poder fazer parte dessa festa. A Cidade tem uma história muito rica e paisagens belíssimas. Só podemos desejar toda a felicidade do mundo para Itanhaém nesses seus 480 anos”, declarou Victor Chaves.

Abaixo uma entrevista que a dupla Victor e Leo concedeu para a imprensa:

A dupla se diferencia das demais pelo fato de atuar também em outros setores, como na produção musical. Como funciona o processo criativo musical de vocês?

Victor: Nossa mais forte influência foi a música sertaneja e o ambiente interiorano em que fomos criados. Somando isso com a diversidade do que passamos a ouvir na adolescência, compreendemos que nosso dom seria fazer uso destas influências, porém criando um som original e próprio. Buscamos isso fazendo nossos próprios arranjos e compondo sem se basear em modismos, apenas na emoção.

Podemos dizer que o sertanejo, hoje, se voltou para um estilo pop romântico ou para uma mescla de várias tendências da música popular?
Leo: Seria natural que o estilo mudasse com o tempo, assim como outro qualquer! O pop, MPB, axé, samba, rock, forró e todos os outros são feitos hoje de forma diferente do que se fazia há anos atrás, acompanhando as tendências naturais da música brasileira. A música hoje é feita de forma mais universal, e isso é muito positivo! Esse é o grande passo que deve ser reconhecido e comemorado, porque ele derruba algo que não merece espaço em lugar nenhum, principalmente na arte: o preconceito!

Desde 2008, a dupla vem emplacando músicas em trilhas de novela da Rede Globo. Como tem sido a repercussão disso?

Leo: Ter músicas em trilhas de novelas é sempre muito bom, duas artes que se completam, o teatro e a música!
Victor: Mas o importante é a emoção de uma canção que, ao se juntar à emoção de personagens e histórias, se amplifica. Quem mais ganha com isso é o público.

Como vocês avaliam o mercado atual para o estilo musical sertanejo no País?

Victor: A evolução musical, seja em que estilo for, é sempre um ganho para a cultura de um país. Sempre haverá o surgimento de novos artistas. O fundamental é que entre os novos, haja ousadia e criatividade mais e mais, e não a imitação gananciosa. Vejo a renovação como algo fundamental para a evolução

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE INTANHÉM.

"Victor & Leo gravam participação no Programa da Hebe, que será exibido dia 24/04/12"!

Após a retirada de um tumor na alça do intestino, Hebe Camargo volta a gravar seu programa semanal na Rede TV.

A apresentadora gravará na próxima segunda-feira (23) dois programas, que serão exibidos na terça-feira (24) e no dia 1º de maio.

O programa da próxima semana contará com a presença do elenco do musical Priscilla, da jornalista Rosana Jatobá, Cris Couto e Lílian Pacce.

A dupla Victor e Leo fará uma apresentação e Hebe também cantará Tocando em Frente (Almir Sater) com Sergio Reis.

Na segunda gravação, Hebe entrevistará a apresentadora Eliana, e contará ainda com a participação de Gilberto Barros, Lissah Martins, Gisele Fraga, Virgínia Novick e da dupla sertaneja Bruno e Marrone.

FONTE: CONTIGO.