Saiba Mais:
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Campanha:
“As hepatites podem estar onde você menos espera.” esse é o tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais 2012 do Ministério da Saúde. Foram confeccionadas peças publicitárias que são voltadas a jovens até 29 anos de idade, adultos com mais de 40 e populações prioritárias: profissionais de saúde, manicures e tatuadores. O foco é estímulo à vacinação contra hepatite B e à adoção de medidas de prevenção para as hepatites B e C.
A hepatite B é transmitida por meio do contato do sangue, esperma ou leite materno de pessoas contaminadas. Já o vírus da hepatite C é transmitido, principalmente, por via sanguínea.
Embora muitas vezes assintomática ou acompanhada de poucos sintomas, a infecção aguda pode se manifestar como icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), urina escura, cansaço intenso, náuseas, vômitos e dor abdominal.
Quando evoluem para a forma crônica, as pessoas ficam com o vírus agredindo o fígado e podem ficar assintomática durante muito tempo “até que seja o momento em que ela desenvolve a cirrose hepática, ou o câncer hepático que pode levar até à morte da pessoa”.
Nada impede que os portadores da hepatite possam ter uma vida normal. A doença tem grande chance de cura quando tratada corretamente. O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores primordiais para salvar a vida das pessoas.
Prevenção:
Prevenção:
- A gestante com hepatite B pode transmitir a doença para o bebê. Se for o caso, vacine o recém nascido na maternidade, logo nas primeiras hora de vida
-Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure ou então exija que os matérias estejam devidamente esterilizados.
-Não compartilhe agulhas e seringas
-Use sempre camisinha
-Não use lâminas de barbear de outras pessoas
-Exija materias esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, serviços de saúde, etc.
Vacinas
O Ministério da Saúde oferece vacinas contra as hepatites A e B. Todo jovem de até 29 anos pode se imunizar contra o tipo B. Populações vulneráveis podem tomar as duas injeções existentes.
Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST (veja lista completa).
FONTE: FACEBOOK HEPATITES VIRAIS.
Clique na imagem e saiba mais sobre a campanha
FONTE: FACEBOOK HEPATITES VIRAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário