Por Eduardo Nunomura
Pelo quarto ano consecutivo, Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, é o campeão de arrecadação por direitos autorais, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Com dois hits potencializados na voz de Paula Fernandes, “Não Precisa” e “Sem Você”, o compositor ficou mais uma vez à frente de Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba), Roberto Carlos, Herbert Vianna, Nando Reis e Caetano Veloso.
Nas cinco regiões brasileiras, ocupou as primeiras ou segundas posições nos relatórios trimestrais do escritório – a única exceção foi no período de fevereiro a abril, quando ficou em quinto lugar em arrecadação no Norte.
Fonte:Ecad
Quem observou a lista acima, percebe algo que quem ouve rádio popular já está cansado de saber: os sertanejos estão em todas. Entre os 20 maiores arrecadadores, 12 compõem para esse gênero musical. Thiaguinho e Rodriguinho, expoentes do pagode, e artistas, digamos, “mais da MPB” como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Nando Reis, Caetano Veloso e Djavan também estão, ano após ano, entre os principais criadores de composições de sucesso, sempre segundo o Ecad (clique aqui para ver a lista completa compilada por FAROFAFÁ).
O tricampeão do Ecad figura sempre entre os três maiores arrecadadores por regiões (na somatória de 12 meses), sendo que é campeão no Centro-Oeste e no Nordeste. No Sul e no Sudeste, com gostos parecidos, o reinado é de Sorocaba, mas sempre acompanhado de perto pelo compositor da dupla Victor & Léo. Destaque para Roberto Carlos e Erasmo Carlos, ainda fazem a cabeça das populações ribeirinhas da Amazônia, assim como os habitantes das capitais do Norte brasileiro. Gusttavo Lima, outro ídolo sertanejo, já é o terceiro em arrecadação no Centro-Oeste, a região que serve de vitrine para o gênero musical.
A lista completa é curiosa, porque revela aparentes contradições no sistema arrecadatório do Ecad. Sharon Acioly, autora do estrondoso sucesso “Ai, Se Eu Te Pego”, está apenas na 81ª posição. A música que virou um hit-chiclete na voz de Michel Teló é apenas um fenômeno de internet? Uhm… Segundo informações do site do Ecad, a arrecadação de direitos autorais é feita sobre a execução pública de músicas sobre um universo de 418 mil cadastros, chamados de “usuários de música”.
Vale aqui o testemunho de um músico, crítico das engrenagens do sistema das gravadoras. Emicida, em entrevista ainda inédita para Pedro Alexandre Sanches, afirmou: “Ganhei R$ 0,56 de direito autoral do YouTube. De 3 em 3 meses vem, já devo ter ganho uns R$ 2.” Somando apenas duas músicas do rapper, “Então Toma” e “Rua Augusta”, lançadas no ano passado, são mais de 2,2 milhões de exibições dos respectivos videoclipes. E, claro, ele não está entre os 200 maiores arrecadadores do Ecad.
PS: esta lista não indica que Victor Chaves foi o que mais arrecadou dinheiro no ano de 2011. As cifras monetárias dos artistas não são divulgadas pelo Ecad. A compilação feita por FAROFAFÁ se baseou nas posições em que eles ocuparam nos rankings trimestrais nas cinco regiões brasileiras.
Victor Chaves é Tetra Campeão!!!!
FONTE: FAROFAFÁ / ECAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário