Notícias

Notícias

quarta-feira, julho 13, 2011

13 de Julho dia do Compositor e Cantor Sertanejo!

A data em comemoração ao Dia do Cantor e Compositor Sertanejo não se sabe ao certo, mas faz-se referência aos dias 13 e 14 de julho. Assim, escolhemos o dia de hoje para homenageá-los!
Abordando um pouco da história da música Sertaneja!

A viola, instrumento de cordas parecido com o violão na forma e na sonoridade, foi trazida para o Brasil pelos jesuítas para fazer parte da orquestra típica de catequese. Portanto, as raízes do ritmo rural estão no início de nossa colonização.
Chamada “moda de viola”, a música sertaneja fazia parte apenas da vida do peão de boiadeiro, do tropeiro e da vida solitária do sertanejo, que tinha um pouco de tristeza, melancolia e mistério. Aos poucos, esse estilo musical passou a animar os bailes populares brasileiros, de norte a sul.
A música sertaneja popular só apareceu no Brasil no século XVIII, como expressão cultural das populações das cidades coloniais do Rio de Janeiro e de Salvador. Com grande variedade de gêneros e ritmos regionais, essa música reflete a diversidade cultural do país. Desde a sua origem, mistura elementos da canção folclórica e erudita, incorpora e transforma ritmos estrangeiros.
A música sertaneja popular só apareceu no Brasil no século XVIII, como expressão cultural das populações das cidades coloniais do Rio de Janeiro e de Salvador. Com grande variedade de gêneros e ritmos regionais, essa música reflete a diversidade cultural do país. Desde a sua origem, mistura elementos da canção folclórica e erudita, incorpora e transforma ritmos estrangeiros.

Por isso, todas as composições desse período têm autor desconhecido.
A nova música sertaneja assumiu a era da globalização entre as décadas de 1970 e 1980, em que valia tudo, principalmente o lucro das gravadoras. As chamadas “duplas caipiras” buscaram uma nova imagem que fosse a mistura de hábitos e costumes da pessoa que havia deixado o campo e tentava se adaptar à modernidade das grandes cidades, seguindo a tendência mundial do country americano.
Hoje, mais do que nunca, estão se fortalecendo pelo país movimentos de preservação da identidade cultural por meio da música sertaneja, mediante compositores e cantores como Helena Meireles, Chico Lobo, Paçoca, Zé Mulato e Cassiano, mestre Renato Andrade, Ivan Vilela, Téo Azevedo, Jackson Antunes, Almir Sater e Tião Carreiro


Claro que não poderíamos deixar de lembrar e Parabenizar nossos ídolos amados Victor & Leo! 
Parabéns pelo dia de vocês.. pelo talento de suas belas composições que não são somente para serem ouvidas..mas também para se encantar..sonhar..serem sentidas no mais íntimo de cada um que as ouvem.. por serem comparadas com nossas vidas..parabéns e obrigada por tudo o que vocês representam em nossas vidas. por serem os compositores que mais emocionam com suas belíssimas canções que soam como Poesias em nossos ouvidos! 
Victor:
Dono dos mais perfeitos acordes da música atual brasileira. Você  é mais perfeita tradução do talento e tem a facilidade de uma criança.
Com os atributos que todo músico gostaria de ter.. isso em Victor é nato. Sem dúvida um virtuoso do violão. (citação de Guto Graça Mello produtor no DVD "A HIstória")

É indiscutível seu talento quanto a musicalidade, tira de seu violão os mais belos, diferenciados e perfeitos acordes.

Onde demonstra mais uma vez sua autenticidade, quando ouvimos um acorde logo distinguimos, "esse acorde é do Victor". Simplesmente é  inconfundível!
Dom Divino de compor com a alma através de  palavras simples que levam direto ao coração sem tirar o pé do Sertão...Sem precisar apelar e sem ter a pretensão de ser o melhor; foi chegando e conquistando não só os adultos; mas também as crianças com suas Fadas, Borboletas e sapos na lagoa; trazendo Deus pro Sertão, fazendo Festa na cozinha; sem falar na Chuva de Bruxaria..Suas canções remetem sua marca; sua história assim como em nossas vidas; como Fada que compôs para uma ex namorada...
Entre outras como Lembranças de Amor, Noite Estelar, Sem transito Sem avião,  Deus e eu no Sertão que trazem as recordações da vida no campo a apaixonante  "Mari Mariana, a suave e ingênua "Flor do Campo" sua primeira composição  que inspirou o nome no nosso Fã Clube a qual nos identificamos pela doçura e simplicidade se refere a pureza do Amor e a beleza e o perfume da Natureza "Flor do Campo"...


Você com sua sensibilidade, amor, inteligência, poesia e melodia transforma tudo isso em luz, e energia que toca fundo e emociona os nossos corações....!

Não é por acaso que em 2011, Victor Chaves foi o campeão de rendimento de direitos autorais ECAD pelo terceiro ano consecutivo....
Que Deus conserve esse Dom maravilhoso que você tem e que continue por muitos anos cantando, encantando e  nos sensibilizando  ao lado do seu irmão talentosíssimo Leo dono de uma voz suave e incomparável!!!!!
Victor & Leo obrigada por tudo que vocês nos transmitem e mais uma vez Parabéns pelo lindo trabalho que desenvolvem e que tanto nos emocionam....Essa é a singela homenagem que nosso Fã Clube Flor do Campo presta á vocês dois anjos iluminados que  tornam nossas vidas mais Felizes e repleta de Amor e Energias positivas!!! (Flores do Campo) 

Simone, Anna Lettícia, Bia, Gisely, Maria Eduarda e Elaine.


FONTE: COMMEP/ TEXTO: SIMONE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário